LIVE NIRVANA INTERVIEW ARCHIVE January 15, 1993 - São Paulo, BR

Interviewer(s)
Alex Antunes
Interviewee(s)
Dave Grohl
Publisher Title Transcript
Folha De São Paulo Dave Grohl não sabe o que é grunge Yes (Português)

David Grohl, baterista do Nirvana, recusa o rotulo de "grunge" para o som da banda, critica os grupos de Seattle "que não se importam com o que tocam" e diz que o sucesso e idiota. A seguir trechos da conversa:

Folha - Você acha que existe um som "grunge"? Seria o estágio mais maduro do punk?

David Grohl - Eu não sei o que é grunge. Não tenho a menor ideia. Black Sabbath é grunge? Não sei quem inventou essa palavra, nem o que ela significa. Eu acho que se dá para chamar alguma banda de grunge, talvez Mudhoney possa ser grunge.

Folha - Que bandas são OK e que bandas são oportunistas em Seattle?

Grohl - Deixa ver, tem tantas bandas em Seattle e eu não conheço todas. Acho que as boas seriam Mudhoney, TAD, Pearl Jam, por exemplo. Agora tem muitas que são só uma porção de gente que toca, sem se importar com o que toca, atras de sucesso. São sei os nomes dessas.

Folha - O que o grupo vai tocar no Brasil. Vocês vão so recusar a tocar "Smells Like Teen Spirit", como na Argentina?

Grohl - Eu não sei. Eu seu porque você esta me perguntando isso. Nos tivemos um show ruim na Argentina. A banda que abriu o show (Calamity Jane) teve uma péssima recepção. O público ficava gritando 'Nirvana, Nirvana' o tempo todo. Foi ruim isso. Ai, a gente decidiu subir no palco e tocar só o que quiséssemos. Nós não estamos acostumados com isso, tocar para estádios.

Folha - Sobre a declaração de Novoselic, de que a maioria de seu publico é idiota...

Grohl - Não, ele não disse isso. Estávamos falando numa entrevista sobre heavy metal e como o heavy metal vem mexendo com a cabeça das crianças. Não acho que nossos fãs sejam idiotas, idiota é o sucesso.

© Alex Antunes, 1993